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Pós-Graduação

Teatro e Performance

Modalidade

Phygital

Campus

Vila Mariana

Duração

3 Semestres

Horários

Segundas e terças-feiras, das 19h00 às 22h40

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Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

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Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 16.830,00*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 494,44*R$ 17.799,70*
B30R$ 585,16*R$ 17.554,75*
C24R$ 680,42*R$ 16.330,00*
D18R$ 907,23*R$ 16.330,00*
EÀ vistaR$ 13.880,50*R$ 13.880,50*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2022 (sujeito a alteração)

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer Esse curso?

A Pós-Graduação em Teatro e Performance apresenta um panorama geral da arte teatral nacional e internacional, além das vertentes artísticas, educacionais e experimentais do teatro. O aluno desenvolverá competências em teorias teatrais, metodologias de encenação, atuação e processos criativos da linguagem teatral e da performance.
O curso é direcionado aos educadores, comunicadores, artistas, psicólogos, fonoaudiólogos, linguistas, profissionais liberais e interessados na capacitação teórica e prática do teatro.
O especialista formado no curso estará apto para atuação, direção e produção teatral com repertório crítico e criativo.
OBJETIVOS DO CURSO
Especializar profissionais que desejem ampliar o repertório criativo e prático na área de teatro e performance, oferecendo formação cultural e conhecimentos relacionados à antropologia teatral, aos processos de criação e historicidade do corpo, da voz, do espaço cênico e comunicação artística na perspectiva da criação no teatro e na performance, decodificando e investigando essas linguagens artísticas como propositoras de meios para engajar, questionar e ressignificar as poéticas e políticas da fruição e do fazer artístico no contemporâneo.

VALORES

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Valor do curso R$ 16.830,00*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 494,44*R$ 17.799,70*
B30R$ 585,16*R$ 17.554,75*
C24R$ 680,42*R$ 16.330,00*
D18R$ 907,23*R$ 16.330,00*
EÀ vistaR$ 13.880,50*R$ 13.880,50*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2022 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Explorar as interseções entre pedagogia, teatro e performance. Fomentar a discussão sobre as práticas de criação e metodologias da pedagogia no ensino aprendizagem do teatro e da performance. Investigação de métodos criativos, técnicas de expressão e abordagens pedagógicas para a formação de artistas da performance e do teatro.
Revisão das teorias da recepção. Diálogos entre teorias da recepção e da criação. Teorias da experiência estética. Criação e crítica. O criador espectador e o espectador criador. Imaginação e partilha/construção de imaginários, memórias e repertórios coletivos. Estratégias de enunciação e convites à co-criação. A recepção e a experimentação artística contemporânea.
Antropologia, cultura e comportamento. Corpo numa visão antropológica. Ritual e performance para os antropólogos. Olhos e rostos na visão antropológica. O estudo do comportamento cênico pré-expressivo que se encontra na base dos diferentes gêneros dramáticos.
Serão abordadas técnicas para atuação e performance. Investigação de processos criativos, aprofundando-se em treinamentos específicos para desenvolver habilidades teatrais e performativas. Improvisação livre. Objetos. Estímulos: plásticos, verbais e sonoros. Prontidão e resposta.
A disciplina propõe uma abordagem histórica sobre Dramaturgia, refletindo sobre as teorias e técnicas de criação dramatúrgica desde a Antiguidade Clássica até os processos de criação da contemporaneidade. Através da análise de autores e obras, iremos refletir sobre a produção dramatúrgica teatral vinculada a diferentes tempos históricos e contextos sociais.
O teatro como instrumento pedagógico a ser desenvolvido e aplicado em todas as disciplinas da grade curricular. O drama criativo e a prática da imaginação para a criação de jogos dirigidos. Os fundamentos dos jogos teatrais, da ludicidade humana e da improvisação como fator de desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial.
Processo de criação de figurino e adereços. Estudo da caracterização visual do personagem. Compreensão da teatralidade e da diferenciação simbólica e expressiva da indumentária teatral em relação à roupa do dia a dia.
Origens e evolução da performance. Performance e ritual. A disciplina explora as raízes na arte moderna, o florescimento no pós-guerra e a influência contemporânea. Os alunos analisarão obras de artistas-chave, aprenderão sobre a intersecção de arte e política, e desenvolverão uma compreensão crítica do papel da performance na sociedade.
Estudos teóricos e práticos sobre o fenômeno sonoro: características físicas, audição e interpretação psicoacústica. Relações entre sons, música e performance nos séculos XX e XXI. Reflexões críticas e analíticas sobre obras de música cênica, happenings, eventos e práticas contemporâneas. Experimentações práticas, instrumentais, conceituais e lúdicas de vivência física da sonoridade e musicalidade em situação de performance.
Explora as teatralidades e performances surgidas no século XX e que desembocam no século XXI. Os alunos investigarão como práticas de teatro e performance atualmente desafiam convenções tradicionais, interagem com questões sociais, políticas, tecnológicas e comunicativas e criam novas formas de expressão. O foco é compreender tendências e desenvolver habilidades críticas para analisar experimentações cênicas contemporâneas.
Fundamentos da produção vocal: postura e relaxamento, respiração, ressonância, articulação. Exercícios e jogos vocais. Aspectos da fonação. Voz falada e voz cantada. Conscientização da relação corpo-mente-voz. Espaço interior para a produção vocal.
Percepção e consciência do corpo em movimento. Desenvolvimento das potencialidades expressivas. Elementos e qualidades do movimento. Observação e análise do movimento no espaço. Refletir sobre as poéticas do corpo-performer e do corpo-ator no contemporâneo.
A disciplina investiga a construção colaborativa de espetáculos teatrais. Estudo de diretores, encenadores e grupos de teatro e seus processos criativos. Desenvolvimento de técnicas de criação coletiva, partindo de temas ou materiais, por meio de processos improvisacionais.
Estudo teórico da arte de performance. A linguagem da performance como campo de conhecimento, transdisciplinar, transcultural e multivocal. Performance cultural, arte da performance e performance do cotidiano.
A relação entre os processos neurobiológicos e a experiência estética numa compreensão mais aprofundada da relação entre corpo, percepção e espaço a partir das conexões entre o cérebro humano e a criação artística. Objetiva investigar novas perspectivas de avanço na sensibilização do olhar e desenvolver projetos artísticos no campo da performance, capazes de abordar as complexidades e sutilezas envolvidas na experiência humana a partir da experiência estética.

* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

carga horária: 400 horas

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Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Prof. Dr. WAGNER MIRANDA DIAS

Coordenador do curso

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de Criação na Comunicação e na Cultura, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em História das Artes – Teoria e Crítica e Graduado em Artes Visuais e em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no Rio de Janeiro e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Arte: Dança, Cognição e Criação da UFBA (CNPq). É professor, arte-educador, diretor de teatro, preparador vocal, músico, dramaturgo, ator, cenógrafo, figurinista, performer e artista visual. Foi professor do curso de especialização em História da Arte – Teoria e Crítica da Faculdade Paulista de Artes de 2016 até 2021 e artista orientador durante quatro edições do Projeto Teatro Vocacional (2008, 2009, 2011, 2012), da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. Como ator, trabalhou com diretores como Tizuka Yamazaki, Marcio Aurélio, Amir Haddad, Daniela Thomas, Vladimir Capella, Márcio Vianna, Gabriel Villela, entre outros. Dirige a Cia de Navegação Teatral em São Paulo e é investigador colaborador e professor do Mestrado em Processos de Criação Universidade do Algarve (UAlg) e pesquisador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC – UAlg). Integra o corpo docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Pós-graduação e Graduação). Foi Membro da diretoria da Associação de Pesquisa em Pós-graduação em Crítica Genética (APCG) de 2018 até 2024 e editor da Revista Manuscrítica- Revista de Crítica Genética (USP) no mesmo período. É editor da coleção de livros Processos de Criação, do CIAC (UAlg). Autor do livro Roberto Alencar: o corpo em trânsito (2022) e de artigos publicados em periódicos como Revista Significação, Revista Brasileira de Estudos da Presença, Revista Rotura, Revista Moringa, Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, entre outros.

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