São apresentadas nesse módulo as principais estruturas didáticas do processo formal de aprendizagem, com destaque para tipos diversificados de metodologia de abordagem de conteúdo. Também se discute o plano de aula e de curso como elementos de orientação dos objetivos e resultados de aprendizagem, passando pelos métodos de avaliação.

Disciplina 13: Objetivos e resultados da aprendizagem

Carga horária: 16 horas 

  1. Educação, Ensino e Pesquisa 
  2. Educação Inclusiva 
  3. Competências socioemocionais, cognitivas e digitais 
  4. Taxionomia de Bloom revisada e a definição de objetivos educacionais 

Disciplina 14: Planejamento e Aprendizagem Ativa

Carga horária: 24 horas 

  1. Metodologias ativas 
  2. Disciplinas Blended 
  3. Estratégias metacognitivas 
  4. Feedback – como e por quê? 
  5. Plano de Ensino 
  6. Plano de Aula 

Disciplina 15: Avaliação e checklist

Carga horária: 20 horas 

  1. Avaliação da aprendizagem 
  2. Avaliação da aprendizagem – itens objetivos 
  3. Avaliação da aprendizagem – itens discursivos 
  4. Checklist para avaliação do plano de ensino 
  5. Checklist para avaliação do plano de aula