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Design de Games
Bacharelado
Modalidade
Presencial
CAMPUS
Vila Mariana
DURAÇÃO
8 Semestres
HORÁRIOS
MANHÃ, das 7h30 às 12h50
Sobre
O CURSO
Valores
Cursos de Graduação
Parcelas Mensais e Consecutivas | |
---|---|
Manhã | R$ 4.239,52* |
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–
Já imaginou projetar um game inteiro, da história e criação de personagens até a programação dos gráficos? O formado em Design de Game é capaz de implementar um novo jogo de forma individual ou com o auxílio de uma equipe multidisciplinar. Afinal, ele é o profissional que:
Produz jogos, experiências imersivas, simuladores para computadores, smartphones, consoles de videogame e complexos sistemas de realidade virtual, além de games recreativos
Possui formação que abrange competências distintas, que vai de técnicas como programação à capacidade de criar ilustrações, esculturas e animações 3D
Estuda o comportamento e as características do grupo para o qual o jogo é produzido, assim como sempre analisa as tendências do mercado
Desenvolve talentos específicos e atua como programador, artista gráfico, animador, roteirista, coordenador de projetos, diretor de arte, sound designer, entre outras áreas
Como é nossa
Matriz Curricular
DISCIPLINAS | HORAS |
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CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA | 40 |
DESENHO DE OBSERVAÇÃO | 80 |
DIGITAL STORYTELLING | 40 |
FERRAMENTAS DIGITAIS | 80 |
HISTÓRIA DA ARTE: DA ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX | 40 |
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA | 40 |
METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN | 40 |
PERCEPÇÃO VISUAL | 40 |
PRINCÍPIOS DOS JOGOS | 40 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – JOGO ANALÓGICO | 60 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
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ALGORÍTMOS E LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO | 80 |
DESENHO DE MODELO VIVO | 40 |
DESIGN DE PERSONAGENS | 40 |
GEOMETRIA | 40 |
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 40 |
HISTORIA DO DESIGN | 40 |
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE | 40 |
PRINCÍPIOS DE ANIMAÇÃO 2D | 80 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 2 – ANIMAÇÃO | 60 |
ROTEIRO E STORYBOARD PARA ANIMAÇÃO E JOGOS | 40 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
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ANIMAÇÃO 2D DIGITAL | 40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 40 |
EDIÇÃO DE VÍDEO | 40 |
ERGONOMIA | 40 |
ILUSTRAÇÃO DIGITAL | 40 |
MECÂNICAS DE JOGOS E DOCUMENTAÇÃO | 40 |
PROGRAMAÇÃO BÁSICA PARA JOGOS | 80 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 3 – JOGO 2D | 60 |
PROTOTIPAGEM RÁPIDA PARA JOGOS | 40 |
SOUND DESIGN PARA JOGOS | 80 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 40 |
CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL | 40 |
DESENHO DE CENÁRIOS E AMBIENTES | 40 |
DESIGN E SUSTENTABILIDADE | 40 |
HISTÓRIA DOS JOGOS | 40 |
LEVEL DESIGN | 40 |
MODELAGEM 3D DIGITAL | 80 |
OPTATIVA I | 40 |
PROGRAMAÇÃO: FÍSICA APLICADA PARA JOGOS | 80 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA IV – PERSONAGEM E AMBIENTAÇÃO 3D | 60 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
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ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 40 |
BALANCEAMENTO DE JOGOS | 40 |
EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS | 40 |
METODOLOGIAS ÁGEIS PARA PRODUÇÃO DE JOGOS | 40 |
OPTATIVA II | 40 |
PROGRAMAÇÃO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 80 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA V – JOGO 3D | 60 |
RENDERING E PÓS-PRODUÇÃO PARA JOGOS 3D | 40 |
RIGGING E ANIMAÇÃO 3D | 80 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV | 40 |
DESIGN DE INTERAÇÃO PARA JOGOS | 40 |
DESIGN DE INTERFACE PARA JOGOS | 40 |
DIREÇÃO DE ARTE PARA JOGOS | 80 |
GAME CULTURA | 40 |
LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM | 40 |
MÍDIAS SOCIAIS E MONITORAMENTO | 40 |
OPTATIVA III | 40 |
PROGRAMAÇÃO E PROTOTIPAGEM PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 80 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA VI – DISPOSITIVO MÓVEL | 60 |
SUBTOTAL | 500 |
DISCIPLINAS | HORAS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES V | 40 |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 40 |
GAMIFICAÇÃO | 80 |
GESTÃO DE PROJETOS | 40 |
JOGOS E REALIDADE VIRTUAL | 40 |
MARKETING: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MONETIZAÇÃO PARA JOGOS | 40 |
PROGRAMAÇÃO AVANÇADA E IMPLEMENTAÇÃO DE JOGOS | 80 |
SERIOUS GAMES | 40 |
TCC: PESQUISA E PROJETO | 40 |
TÓPICOS EM DESIGN | 40 |
SUBTOTAL | 480 |
DISCIPLINAS | HORAS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI | 40 |
GESTÃO DE NEGÓCIOS PARA JOGOS | 40 |
JOGOS: USABILIDADE E PLAYTEST | 40 |
PRODUÇÃO DE PORTFÓLIO PARA INDÚSTRIA DE JOGOS | 40 |
PROGRAMAÇÃO: TECHNICAL ARTS | 80 |
TCC: PRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO | 40 |
SUBTOTAL | 280 |
TOTAL
3.760 Horas
8 Semestres
4 anos
O aluno deverá cursar 120 horas de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído por LIBRAS e por outras disciplinas ofertadas pelos cursos EAD da Instituição.
PROFA. MS. ADRIANA VALESE
Coordenadora do curso
Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), com Especialização em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2001) e Especialização em História da Arte pela FAAP (1991). Graduação em Educação Artística pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1986). Leciona desde 1989 em cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Artes, Arquitetura, Design e Moda. Atuou como coordenadora acadêmica de cursos de Graduação em Artes e Design e como diretora acadêmica da área de Artes, Arquitetura, Design e Moda. Professora nos cursos de Desenho de Animação e Design de Games no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e coordenadora do CST em Design de Animação e do curso de Design de Games na mesma instituição.
Exclusividades
para o
#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
Guia da Faculdade: Melhor curso de Design de Games da Região Sudeste.
COMO É
O MERCADO DE TRABALHO
O setor de games cresceu 20% em 2020, no Brasil e movimenta mais de R$ 152, 9 bilhões.
O Brasil está se tornando um polo de desenvolvimento de jogos eletrônicos com mais de mil desenvolvedoras formalizadas, de acordo com a Abragames.
935 mil
É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
Há infinitas possibilidades de carreira nos renomados estúdios de jogos do Brasil ou no exterior, especialmente Canadá e Estados Unidos e desenvolvendo sua própria empresa.
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%
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