Pesquisar
Close this search box.

Licenciatura

História

Modalidade

EAD

Campus

São Paulo e Votorantim

Duração

8 Semestres

Horários

Parcelas Mensais e Consecutivas
EAD, SP, Vila MarianaR$ 565,95*
EAD, SorocabaR$ 565,95*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito à alteração)

Sobre o curso

Metodologia
Nos cursos EAD do Centro Universitário Belas Artes os alunos estudam com conteúdos exclusivos e autorais, em uma plataforma interativa. Além dos ebooks, também podem encontrar vídeos, podcasts e outros recursos didáticos que auxiliam no processo de aprendizagem. O aluno é acompanhado por professores e tutores, conta com plantões de dúvidas online e presenciais com os tutores e dois encontros presenciais por semestre onde poderá realizar networking, conhecer os professores e interagir com os demais colegas de turma, além de desenvolver atividades pedagógicas que fazem parte de suas disciplinas e contribuem para sua formação.

Informações
2 encontros presenciais, no fim de semana, ao longo do semestre com lista de presença.



A história é a estrutura do futuro. As mudanças e avanços populacionais, sociais e culturais geram uma série de relatos a serem documentados para a posteridade. O aluno formado na Licenciatura em História da Belas Artes estará preparado para:
Docência no Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Consultoria histórica
Produção de material didático em editoras, ONGs e outras instituições
MATRIZ CURRICULAR
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
Antropologia Cultural40
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental40
Desenvolvimento Humano: infância40
Filosofia da Educação40
Fundamentos da Educação40
História da Educação40
Organização da Educação brasileira40
Produção de Textos40
Sociologia40
Teorias da Aprendizagem40
SUBTOTAL400
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
As historiografias da História40
Currículo e Inovação40
Da hominização às primeiras civilizações40
Desenvolvimento Humano: Adolescência40
Educação, Cidadania e Direitos Humanos40
História Antiga: Grécia e Roma40
História Antiga: Oriente Próximo40
Processos Educativos Não formais40
Teoria da história40
Práticas pedagógicas I40
PIME: História, teoria e primórdios60
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
Alta Idade Média40
Análise de Dados40
Baixa Idade Média40
Dificuldades de Aprendizagem40
Educação Inclusiva40
Ilhas Britânicas40
Legislação da Educação Brasileira40
Renascimento e antropocentrismo40
Tecnologia Educacional40
Práticas Pedagógicas II40
PIME: História e aprendizagem60
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
África e áfricas antes da Europa40
Aprendizagem e Jogos40
Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem40
Competências Socioemocionais40
Didática40
Educação e Diversidade40
História indígena na Mesoamérica40
História indígena nos Andes40
Navegações e liberalismos40
Práticas Pedagógicas III40
PIME: História, expansões, inovações e trocas60
SUBTOTAL460
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
América Espanhola40
História Indígena no Brasil40
América Portuguesa40
Independência das Américas40
Independência do Brasil40
Povos aborígenes40
República e Ditadura no Brasil40
Educação, Relações de Gênero e Sexualidade40
Práticas Pedagógicas IV40
PIME: História e contemporaneidade60
SUBTOTAL420
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
África e áfricas independentes40
Extremo Oriente: aproximações e afastamentos40
O mundo pós Guerra Fria40
O século XX e as novas ordens mundiais40
Redomocratização e Nova República Brasileira40
Revoluções e expansões do longo século XIX40
Sinais da Comunicação – LIBRAS40
Práticas Pedagógicas V140
PIME: História e novos desafios60
SUBTOTAL480
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
Arte e Educação40
História das Relações Raciais e Práticas Educacionais40
História, Gênero e Práticas Educacionais40
Pesquisa, metodologia e práticas no Ensino da História no Ensino Fundamental40
TCC: Orientação e pesquisa40
Práticas Pedagógicas VI100
PIME: História e educação80
Ensino de História: Estágio I [Ensino Fundamental]200
SUBTOTAL580
Edit Content
DISCIPLINASHORAS
Atividades Complementares80
Aprendizagem em Ambientes Virtuais40
Gestão Educacional40
Pesquisa, metodologias e práticas da História no Ensino Médio40
Pesquisa, metodologias e práticas da História nos cursos preparatórios40
TCC: Pesquisa e apresentação100
Ensino de História: Estágio I [Ensino Médio]200
SUBTOTAL540

O aluno deverá cursar 120h/a de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além da disciplina de Libras, também por disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição.

O aluno deverá realizar a escolha da disciplina optativa via portal acadêmico, conforme prazos previamente divulgados no calendário escolar, de cada período letivo. A carga horária de disciplinas optativas deverá ser cumprida até o último semestre do curso.

3.800 Horas
8 Semestres
4 Anos

edital 2024.2

Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.

Parcelas Mensais e Consecutivas
EAD, SP, Vila MarianaR$ 565,95*
EAD, SorocabaR$ 565,95*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito à alteração)

Profa. Dra. Mirian Aparecida Meliani Nunes

Coordenadora do curso

Pós-doutoranda em Comunicação Digital na ECA-USP. Doutora e mestre no Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997). Experiência consolidada na área de Comunicação, com ênfase em gestão, edição, criação e redação. Atuação nas áreas de reportagem, roteirização e produção completa de publicações como jornais e revistas, além de conteúdo para web. Estudos nas áreas de redes sociais digitais, narrativas digitais, cibercultura e processos de comunicação.Ministra atualmente a disciplina de Contratos Comunicacionais e construção de comunidade: aspectos de interatividade na circulação da informação, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP (PPGCOM-ECA/USP). Professora convidada no curso de pós-graduação Jornalismo em Plataformas Digitais, da Faculdade Cásper Líbero, com a disciplina de Jornalismo em Dispositivos Móveis e Redes Sociais. Professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes/SP nas disciplinas de Cultura Online e Netnografia no curso de Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo; de Escrita Criativa nos cursos de Comunicação e Retórica e de Criação Publicitária.

Exclusividades
para o #TIMEBELASARTES

A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes.
São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.

STB
Nota máxima MEC
BA creative collectibles
NEI

Transforme Seu Futuro com a Belas Artes

Descubra um mundo onde sua criatividade não conhece limites. Os cursos de graduação da Belas Artes são projetados para libertar seu potencial e equipá-lo com tudo que você precisa para brilhar em sua carreira. Com um currículo inovador, infraestrutura de ponta e uma comunidade vibrante de criativos, você está pronto para fazer a diferença.