Início » Matriz Cursos de Graduação » Publicidade e Propaganda – Votorantim
Publicidade e Propaganda – Votorantim
Bacharelado
Modalidade
Presencial
CAMPUS
Votorantim
DURAÇÃO
8 Semestres
HORÁRIOS
MANHÃ, das 7h30 às 12h00
NOITE, das 18h30 às 23h00
NOITE, das 18h30 às 23h00
Avaliação do MEC
Sobre
O CURSO
Valores
Cursos de Graduação
Parcelas Mensais e Consecutivas | |
---|---|
Manhã, Sorocaba | R$ 2.004,62* |
Noite, Sorocaba | R$ 1.917,62* |
— Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso–
Os publicitários estão presentes em todas as etapas da comunicação dos anunciantes: seja na gestão e conceitos de marcas, nas ações de marketing e de vendas, na criação visual e direção de arte de campanhas, ou nas pesquisas sobre mercado e práticas de consumo. Se você quer entender mais sobre a profissão, é importante saber que o publicitário é o profissional que:
Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding off-line, online e em rede.
Elabora pesquisas de mercado, de concorrência e de comportamento de consumo a fim de posicionar marcas e promover vendas.
Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideais.
Trabalha nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária.
Como é nossa
Matriz Curricular
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO | 80 |
HISTÓRIA DA ARTE | 80 |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 |
COMUNICAÇÃO, ARTE, CULTURA E SOCIEDADE | 60 |
COMUNICAÇÃO, MERCADO E PÚBLICOS | 80 |
COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA | 60 |
SUBTOTAL | 400 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
ESTÉTICA E SEMIÓTICA | 80 |
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA | 80 |
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO | 80 |
CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS E REDES: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | 80 |
MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 20 |
SUBTOTAL | 400 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO | 40 |
LINGUAGEM AUDIOVISUAL | 80 |
INTERFACES GRÁFICAS E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA | 80 |
GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO | 60 |
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA | 60 |
CINEMA E FILME PUBLICITÁRIO | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 20 |
SUBTOTAL | 400 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA, CORPORATIVA E DE EVENTOS | 80 |
AUDIOVISUAL, ROTEIRO E STORYTELLING | 80 |
REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 80 |
BRANDING | 60 |
TRATAMENTO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 40 |
SUBTOTAL | 400 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
COMUNICAÇÃO E CULTURA VISUAL | 80 |
PLANEJAMENTO DE MÍDIA | 80 |
PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS | 80 |
INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA | 60 |
REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 40 |
SUBTOTAL | 400 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
OPTATIVA I | 80 |
ESTUDOS CULTURAIS E SOCIOLOGIA DA MÍDIA | 80 |
ASSESSORIA E PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING | 80 |
ESTATÍSTICA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA | 60 |
REDAÇÃO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 40 |
SUBTOTAL | 400 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
OPTATIVA II | 80 |
CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE – PROJETOS | 60 |
INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS | 60 |
PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO | 60 |
MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL | 60 |
METODOLOGIA DE PROJETOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA | 40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 40 |
SUBTOTAL | 400 |
DISCIPLINAS | HORAS |
---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ORIENTAÇÃO | 20 |
PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA (PIME) | 320 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 60 |
SUBTOTAL | 400 |
TOTAL
3.200 Horas
8 Semestres
4 Anos
O aluno deverá cursar uma disciplina optativa de 80 horas. A escolha deverá ser realizada dentre o conjunto de disciplinas oferecidas nos cursos da instituição. A disciplina de LIBRAS deverá sempre estar incluída no conjunto de disciplinas selecionadas pela coordenação do curso.
PROFA. MS. JULIANA GOMES PIRANI
Coordenadora do curso
Docente e pesquisadora nas áreas de design, projeto, criação e desenvolvimento de produtos, com foco principal em moda, buscando alternativas e inovação para a produção de vestuário e soluções e resultados para o varejo de moda. Mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP). Formada no curso Bacharelado em Têxtil e Moda – EACH/USP. Estudou em Bogotá, Colômbia, em intercâmbio acadêmico na LCI – LaSalle College, no curso Diseño y Patronaje de Modas. Formada no curso Técnico em Vestuário na Escola SENAI Engº Adriano José Marchini. Coordenadora de curso no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Campus Votorantim, desde 2019.
Exclusividades
para o
#TIMEBELASARTES
A Belas Artes valoriza a aquisição de competências múltiplas ao longo da formação dos estudantes. São considerados diversos domínios que transcendem as competências técnicas das áreas da economia criativa, por conta disso a Belas Artes oferece serviços e atividades exclusivas para que seus alunos tenham uma formação ainda mais completa.
COMO É
O MERCADO DE TRABALHO
Pode trabalhar em agências de publicidade, dentro de grandes empresas, em produtoras de conteúdo, entre outros.
Em 2020, quando o rendimento médio do mercado de trabalho foi de R$ 2.924,00, o salário médio dos profissionais criativos foi de R$ 6.926,00.
As áreas de Consumo e Tecnologia são as que mais se destacam no crescimento, com taxas de expansão de 20% e 12,8% entre 2017 e 2020, respectivamente.
935 mil
É o número que a Indústria Criativa empregou em 2020, uma alta de 11,7% em relação a 2017
Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil (FIRJAN).
2020 Também foi o ano onde o PIB criativo totalizou R$217,4 Bilhões – Valor comparável à produção total do setor de construção civil
Dos anos de 2018 a 2020 a taxa de crescimento do PIB Criativo supera a taxa de crescimento do PIB Brasileiro, entre 2,8% e 5,2%
Inscreva-se agora no curso
Publicidade e Propaganda – Votorantim
E faça parte do nosso time de mentes criativas
edital
Aqui você confere todos os cursos de graduação oferecidos, modalidades do vestibular, instrução sobre o local de provas, entre outros.